Renascer

Renascer

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

TERNURA DOS 40

 
Tenho andado ausente deste espaço; já a algum tempo que sinto que tenho de voltar aqui, mas pelos mais diversos motivos isso não tem acontecido!
Hoje graças ao comentário de uma amiga que faz anos, senti-me inspirada! Diz ela que por fazer 40 anos , já não tem vontade de comemorar! E eu fiquei a reflectir, e a pensar, que eu pelo contrário me sinto cada vez mais feliz por já ter 40 , e que cada vez tenho mais coisas a agradecer por estar viva!
É bom ter 20 anos, temos muito tempo pela frente, somos jovens, o nosso corpo e beleza está no seu auge, acreditamos em amores eternos e sentimos tudo muito intensamente!
Mas eu com 20 anos não estava consciente disto, eu com 20 anos não gostava de mim!
Nessa altura precisava que alguém gostasse de mim, para me sentir merecedora! Tive sorte de encontrar um amor que ainda hoje existe, e me tem dado o apoio necessário para também o meu amor por mim crescer!
Mas este foi um longo processo, que ao ser feito, me trouxe ao dia de hoje, aos 40 , a amar me cada vez mais, a amar a vida e tudo o que ela nos oferece!
Hoje consigo apreciar a beleza deste planeta, nas suas mais pequenas coisas, um pôr do sol, uma brisa, uma arvóre, um animal, coisas que a maior parte de nós com a azáfama do dia a dia nem sequer percebe que existem!
Esta conquista não foi feita sózinha , o universo trouxe para o meu caminho pessoas que me ensinaram a olhar para as pequenas coisas e a ser grata por elas!
Com 20 anos tinha alguns amigos, que ainda hoje me aturam, verdadeiros amigos que te aceitam como és, e percebem a tua essência, mesmo que tu não estejas bem segura daquilo que és...
Hoje tenho ainda esses amigos, mas ganhei mais alguns, e ganhei sobretudo o carinho de muitas outras pessoas que se foram cruzando comigo, e que graças a este crescimento que me foi tornando uma pessoa melhor, consigo aceitar com tudo o que possam ter para me oferecer, bom e mau...
Ao perceber que somos todos espelhos, reflexos do bom e do mau que cada um de nós tem dentro de si, é mais fácil aceitar o outro e aceitarmo nos a nós!
Também neste processo de crescimento, a nível emocional, descobri a via espiritual!
Com 20 anos, nem queria ouvir falar em coisas que hoje acredito , em seres de luz, em anjos, em Deus, todos eles fazem , hoje parte da minha vida, e com a sua presença tudo fica mais fácil!E melhor que tudo isso, preenchida pela certeza de que nunca estás sózinha!
Esta caminhada tem tido os seus obstáculos, criamos ao longo da vida muitas resistências e muitas certezas, e mudarmos a forma de pensarmos não é fácil! Exige uma constante vigilância dos teus pensamentos, das tuas acções, mas vale a pena, porque lentamente as coisas a tua volta começam a mudar, e tu vês que este é o caminho!
Tentamos muitas vezes apressá-lo porque queremos chegar mais rapidamente ao fim, mas ao longo do trajecto tu vais percebendo, que é no percurso que vais fazendo  que está o interesse!Cada descoberta, cada aceitação, libertares te de medos e de fantasmas do passado trazem te a uma nova forma de estar na vida, a de  seres feliz!
Pocuramos a felicidde em coisas, no dinheiro, no amor, mas a felicidade está dentro de nós, está na aceitação, e na gratidão pelo simples privilégio de estarmos vivos, de termos saúde e de termos gente próxima que nos ama e com quem partilhamos a vida!
Quando tinha 20 anos, não queria ter filhos,disse muitas vezes que filhos só aos 40! Felizmente ,
decidi por amor ao meu marido engravidar, e nasceu o meu filho!
Esta foi a melhor decisão que tomei, porque esta criança veio ajudar me a crescer e a desejar ser uma pessoa melhor!
Mas estive muitos anos presa no medo de não saber educar, e por isso a ideia de ter outro filho foi ficando para trás, até que os 40 chegaram e eu tive que me decidir!
Ou era capaz de me libertar do medo e avançar, ou teria de lidar com um possivel arrependimento daqui a uns anos!
Se calhar ha coisas que dizemos que são permonições do futuro, a verdade é que me decidi, e hoje aos 40 tenho mais um filho! E estou rendida a este amor! Como vai ser , como vou educá lo , se vou conseguir fazer dele um homem de bem, tudo é relativo, ele simplesmente é amor, e isso basta!
Tenho 40 anos e sou feliz, tenho 40 anos e sou profundamente grata por todas as bençãos na minha vida! Tenho 40 e estou pronta a viver mais 40 anos porque a vida é um desafio que vale a pena!
Por isso querida amiga, descobre as alegrias de viver no presente, de viveres nos 40, e deixa o passado lá atrás, guardado apenas na memória, e comemora este teu dia com a alegria e a gratidão que ele merece!